![](https://static.wixstatic.com/media/926fc8_5ec0d6aa1f674ef886881e68b071a383~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/926fc8_5ec0d6aa1f674ef886881e68b071a383~mv2.png)
Balanço patrimonial é um relatório que elenca todos ativos e passivos de uma empresa. Ou seja, todos os seus bens e fontes de recursos (ativos), bem como dívidas, direitos e obrigações (passivos).
Ao aprender como montar um balanço patrimonial, a empresa tem em mãos um desenho detalhado do que possui, do que deve e o valor que foi investido por acionistas/sócios, pois o documento fornece as bases para calcular as taxas de retomo dos investidores, bem como avaliar a estrutura de capital da empresa.
Em quais situações o balanço patrimonial deve ser feito?
O balanço patrimonial é um levantamento que não pode faltar ao seu negócio. É por isso que, ao fim de cada ano-exercício (ou seja, após completar o ciclo de 12 meses de janeiro a dezembro) o balanço deve ser feito.
Como é a estrutura do balanço patrimonial? Convencionou-se um padrão de estrutura do balanço patrimonial: ativo e passivo, bem como o patrimônio líquido são informações que devem constar no documento.
Patrimônio Liquido
O patrimônio líquido é, basicamente, tudo que a empresa possui em capital próprio. Ou seja, uma soma de todos os seus recursos, bem como os valores investidos pelos sócios, o capital social, as reservas de lucros, entre outros.
O cálculo dele é simples: trata-se da diferença entre ativos e passivos.
Ativos
São tudo aquilo que ela possui, como bens, direitos, recursos e o dinheiro em caixa. Basicamente, tudo que é de seu patrimônio e que possa gerar valor econômico. Estes ativos representam os recursos de uma empresa, seja referente às receitas presentes.
Na teoria, os ativos são divididos em dois conceitos:
Ativo circulante: são aqueles com menor liquidez, que a empresa consegue transformar em dinheiro em curto prazo (menos do que 12 meses). No caso, falamos do dinheiro em caixa, contas a receber, estoque, tributos a recuperar, aplicações financeiras, etc.
Ativo não circulante: Já os ativos não-circulantes são o contrário: a liquidez é maior, normalmente precisando de um período maior do que um ano para transformá-los em dinheiro. O principal exemplo são ativos imobilizados, como imóveis ou terrenos de propriedade da empresa, bem como móveis, veículos, maquinário, entre outros.
Passivos
São as dívidas ou obrigações de uma empresa - o que ela deve e ainda precisa pagar. Trata-se de um saldo capaz de reduzir o patrimônio. Pode-se dizer que empresas com passivo alto valem menos. Também são divididos em duas categorias, confira: Passivo circulante: refere-se a toda dívida ou obrigação com vencimento em um período menor do que um ano. Ex: impostos, pagamentos funcionários
Passivo não circulante: refere-se às obrigações com vencimento maior do que um ano. Ex: empréstimos e financiamentos de longo prazo, créditos provisionados com prazo de pagamento acima de 12 meses, debentures, entre outros.
E agora, que tal entender os passos? Vamos lá:
• Passo 1: detalhe todos os ativos e passivos contábeis da organização. Separe-os por ordem de liquidez, natureza e datas. Assim, é mais fácil realizar a análise do balanço patrimonial.
• Passo 2: É hora de fazer a conciliação dos saldos contábeis, comparando com extratos bancários e Livros Diários.
• Passo 3: Reclassifique as contas patrimoniais, de modo a mostrar um saldo atualizado do momento financeiro e econômico do negócio de acordo com o que o balanço evidenciou.
• Passo 4: Esse passo é um complemento, mas muito útil - realize os cálculos para saber se o negócio foi lucrativo ou apresentou prejuízos ao final do período analisado. Ou seja, realize a Apuração do Resultado do Exercício (ARE).
• Passo 5: Por fim, faça a classificação das contas patrimoniais, demarcando os resultados positivos como lucros e os negativos como prejuízos acumulados.
Não fique com dúvidas, entre em contato conosco. Podemos te ajudar.
![](https://static.wixstatic.com/media/926fc8_3335169c45ba4c08a84dae8e29af9d35~mv2.png/v1/fill/w_180,h_180,al_c,q_85,enc_auto/926fc8_3335169c45ba4c08a84dae8e29af9d35~mv2.png)
Eu sou o Ed, empreendedor e consultor especialista em gestão de PME. Bacharel em Ciências Contábeis. Me chama no whatsapp ou no contato@meunovocontador.com
Commentaires