top of page
Buscar

O que não fazer na contabilidade da sua empresa?

Foto do escritor: meunovocontador.commeunovocontador.com


Existem erros na contabilidade que podem prejudicar você e sua empresa, quando isso compromete o caixa, então, nem se fala. Por isso, todo empreendedor deve manter sua contabilidade correta e em dia.


Veja a seguir alguns erros que não se pode cometer de jeito nenhum na contabilidade do seu negócio: Misturar os bolsos da empresa e do dono

O patrimônio da empresa e o patrimônio dos sócios não se misturam, o dinheiro que entra na empresa é da empresa e não seu. O sócio ou empreendedor que trabalha no negócio deve ser remunerado como qualquer outra mão de obra empregada na empresa, o pró-labore deve ser considerado mais uma despesa da empresa.

Uma forma justa com a empresa de definir o valor do pró-labore é ter como referência o mercado. É importante definir funções e fazer a pergunta: se a empresa contratar alguém para fazer o que eu faço, qual seria o salário dessa pessoa? Pronto, esse é o valor do pró-labore.


Não ter uma conta jurídica e receber tudo no CPF

O empresário ter uma maquininha de cartão vinculada a uma conta pessoal é um problema, pois a contabilidade da empresa vai ficar toda errada, não sendo possível registrar essa movimentação bancária pela empresa. Com o cruzamento das informações pela fiscalização, essa renda será considerada na pessoa física, sendo tributada pela tabela do Imposto de Renda onde o imposto é muito maior que o da empresa.


Tirar o lucro do imposto que você não pagou

Deixar de lado a parte tributária da empresa pode ser uma armadilha difícil de sair, mesmo para as MEI’s que pagam o imposto fixo, acumular débitos tributários é um problema. Além disso, pode resultar em: desenquadramento Tributário, não participação em concorrências públicas, bloqueio de bens, desperdício de dinheiro com juros e multas, entre outros.


Não enviar a documentação completa e em ordem para seu contador

Para que o contador possa cumprir com as obrigações legais é fundamental que ele receba todas as documentações necessárias regularmente.

É preciso entender que isso afeta diretamente a demanda de trabalho e o atraso ou a falta de documentos podem gerar principalmente pendências junto aos órgãos fiscalizadores.

As informações e documentos são a base para que o contador entregue as obrigações acessórias, declarações mensais e anuais e a falta da entrega ou entrega em atraso geram multas pesadas.


Não usar informações contábeis para tomar decisões

As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio.

Nomes como Balanço Patrimonial, DRE, DFC, podem soar estranhos para muitos empresários, porém esses demonstrativos contábeis podem oferecer informações vitais para o negócio. Entender e saber interpretar essas informações podem ajudar o empresário a tomar melhores decisões e muitas vezes podem salvar a empresa.



Eu sou o Ed, empreendedor e consultor especialista em gestão de PME. Me chama no whatsapp ou no contato@meunovocontador.com



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page