![](https://static.wixstatic.com/media/926fc8_fb438b86898641488eeef7b649dd6812~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/926fc8_fb438b86898641488eeef7b649dd6812~mv2.png)
Hoje trouxemos pra você a diferença entre as duas e a importância para o seu negócio.
Ao abrir um negócio é importante que você dê uma identidade a ele, tanto em questões documentais e burocráticas como visual. Isso seria a sua marca, o registro dela enquanto empresa, o visual que difere ela de outras marcas.
Mas e quando eu abro um negócio com um produto inovador, que ainda não existe no mercado? É considerado apenas uma marca?
Não! Neste caso, você deve sim, registrar sua marca, mas antes deve registrar a patente do produto!
Usando um exemplo de tênis, o nome e o registro visual (logo) são o que chamamos de marca, ela é registrada para que outro tênis não tenha este mesmo nome ou visual. Já o tênis, objeto em si, é uma patente, ou seja, alguém inventou um calçado inovador, patenteou como tênis e então empresas criaram marcas para dar uma “cara” para este tipo de calçados
O que é Registro de Marca?
Registrar a marca serve para que ela não seja utilizada por outra empresa ou pessoas, com o registro de marca você recebe a propriedade sobre ela.
Suponha que sua marca seja uma vitrine, essa é a maneira com que os consumidores reconhecem a sua empresa, enxergar a sua logo vai fazer com que o cliente lembre diretamente a sua marca de produtos.
Para manter a exclusividade é necessário registrar a marca.
O registro é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e por se tratar de um processo burocrático é importante ter uma assessoria especializada no assunto.
O processo de registro de marca costuma levar em média de um a dois anos para ser concluído, depois de recebido o registro ou certificado é que você pode-se considerar como dono da marca.
Você pode renovar o registro a cada 10 anos, não tem limite de renovação e ao longo destes anos, a marca é exclusivamente sua.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode registrar marca, porém, para entrar com o pedido de registro, é preciso ter vínculos com a marca em questão, assim a legalidade e a autenticidade da marca são garantidas.
E lembre-se, ter um CNPJ não é o mesmo que registrar sua marca, e o CNPJ não protege sua marca de cópias.
Existem diferentes tipos de marcas que podem ser registradas, sendo elas nominativas, figurativas, mistas ou tridimensionais. Antes de entrar com o pedido, é necessário pesquisar todas essas informações.
Quais os riscos de não ter uma marca registrada?
Não ter o registro da sua marca significa que você não tem direitos sobre ela. Então, qualquer pessoa pode ter um negócio ou produto com o mesmo nome que o seu, e sem o registro, não é possível impedir que isso ocorra.
Os clientes de marcas com o mesmo nome, por exemplo, podem se confundir e acabar consumindo um produto errado ou desistir, pois encontrou falhas ou o seu produto não era o que ele procurava! Pode gerar desconforto e diminuir a confiabilidade das marcas.
Sem o registro, você não é amparado pela lei e caso alguém registre antes a marca, você poderá ser multado por utilizar um nome já registrado e até mesmo ser obrigado a mudar a sua marca que você já vêm utilizando e tanto lutou para colocar no mercado, imagina o prejuízo! Por isso, fique atento e registre sua marca, mesmo que ela ainda seja pequena.
Então, me fala, você gostaria de ter a sua marca registrada e garantir o direito de uso exclusivo dela? Gostaria de saber mais como funcional o processo? Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.
![](https://static.wixstatic.com/media/926fc8_2d58614507c2400892d64c740145c669~mv2.png/v1/fill/w_180,h_180,al_c,q_85,enc_auto/926fc8_2d58614507c2400892d64c740145c669~mv2.png)
Eu sou o Ed, empreendedor e consultor especialista em gestão de PME. Bacharel em Ciências Contábeis. Me chama no whatsapp ou no contato@meunovocontador.com
Comments